Perguntas e respostas
1) A cintura escapular é formada por 5 articulações (glenoumeral, esterno clavicular, acrômio clavicular, córaco clavicular e escápulo torácica). Porque a escápulo torácica é considerada uma articulação funcional?
Resposta : Em termos anatômicos a escápulo torácica não é considerada uma articulação, pois ela não realiza a união de ossos, sendo assim chamada de articulação funcional.
2) Se um indivíduo perder a funcionalidade do trapézio e do rombóide, o que acontecerá, funcionalmente, com a articulação? Qual músculo será muito solicitado nesta situação?
Respostas : O indivíduo terá uma perda dos movimentos nas articulações da cintura escapular, como a elevação. Nesse caso, o músculo a ser muito solicitado para a realização dos movimentos será o elevador da escápula.
3) Quais são as três principais evidências de problemas posturais na cintura escapular?
Respostas : Um indivíduo com a postura normal possui as seguintes características: Clavícula na horizontal, Escápulas coplanares, Escápulas entre a 2ª e 7ª costela. Caso a cintura escapular não possua essas características, pode ser evidências de problemas posturais.
4) Se um indivíduo sofrer uma lesão que comprometa a função do serrátil, que músculo será o único responsável pela abdução? Porque?
Respostas : Caso ocorra uma lesão no músculo serrátil, o músculo que será o único responsável pela abdução será o peitoral menor, pois o peitoral menor é motor primário da abdução juntamente com o serrátil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário